Foto: Larissa Carvalho

Belo Horizonte teve ato nesse domingo na praça da Liberdade, em Belo Horizonte, em repúdio às comemorações do golpe militar de 1964 impostas pelo presidente Jair Bolsonaro para o dia de hoje, 31 de março.

Vestidas de preto e, tendo a indignação como bandeira, manifestantes protestaram contra a celebração do golpe militar e da ditadura nos quartéis das Forças Armadas, o que consideram uma afronta à democracia e aos direitos humanos.

Fotos de pessoas mortas ou torturadas durante o regime militar foram expostas no local. O nome de cada um foi anunciado no microfone e recebeu a resposta “presente” pelos manifestantes. Faixas continham frases contra a ditadura e o governo de Bolsonaro.

Um período triste – de repressão, prisões torturas e assassinatos – não pode jamais ser celebrado. Deve ser lembrado, sempre, mas como um exemplo daquilo que jamais pode ser repetido.

Em seguida, os manifestantes fizeram um ato em frente ao antigo Dops – Departamento de Ordem Política e Social, hoje transformado no Memorial da Liberdade, em homenagem às vítimas da ditadura militar.

Representantes de movimentos sociais, sindicatos e grupos ligados aos direitos humanos participaram das manifestações.