O Sindicato dos Bancários de Juiz de Fora inaugurou, na semana passada, o canal Sintraf Cuida. O espaço tem como objetivo abordar temas relacionados à saúde da categoria, familiares e público em geral. O vídeo publicado nesta segunda-feira (25) pelo canal debate a influência dos fatores emocionais no surgimento de doenças psicossomáticas, cujo fator psicológico é um dos componentes desencadeadores de doenças orgânicas.
De acordo com a professora do departamento de Psicologia da UFJF, Fabiane Rossi, entre as principais doenças psicossomáticas estão doenças de pele, do sistema respiratório, intestinais, autoimunes, dores crônicas, entre outras. Segundo ela, conforme estudos, isto ocorre, pois os estressores psicossociais diminuem a eficiência do sistema imunológico, deixando as pessoas mais suscetíveis para o desenvolvimento de doenças.
Desta forma, neste momento de pandemia, seja em função do isolamento social ou da exposição aos riscos de trabalhadores dos serviços essenciais, os indivíduos podem estar mais suscetíveis ao desenvolvimento de a quadros de ansiedade e depressão, quadros psicossomáticos, principalmente a identificação com sintomas da Covid-19 mesmo que não estejam contaminados.
Para a professora, o controle do estresse, suporte social, desenvolvimento de estratégias de resiliência, as mudanças de hábitos e estilo de vida podem contribuir para a prevenção de doenças psicossomáticas. “Entender o quanto a saúde mental pode levar o adoecimento físico, impactar a nossa imunidade é importante para atuar preventivamente”, afirma.
Com o objetivo de conhecer  as principais consequências da pandemia na saúde mental da população brasileira, Fabiane convida a participar da pesquisa “Saúde mental na pandemia da Coronavirus Disease 2019 (COVID-19): Um estudo brasileiro” realizada pelo Núcleo Interdisciplinar de Investigação em Psicossomática, Saúde e Organizações (NUIPSO) da Universidade Federal de Juiz de Fora. Organizado pela pesquisadora Fabiane Rossi dos Santos Grincenkov. A pesquisa é aberta a todos os interessados, e a participação é voluntária.
Para participar, basta acessar responder o questionário, que leva menos de 10 minutos. Participe!

Fonte: Sindicato dos Bancários Zona da Mata e Sul de Minas