O Sindicato dos Bancários da Zona da Mata e Sul de Minas (Sintraf-JF) recebeu na manhã desta sexta (6) a informação de que duas agências do centro de Juiz de Fora ficarão fechadas após a confirmação de três casos de Convid-19. As agências situadas na Rua Halfeld e no largo do Riachuelo atendem um público muito expressivo.

A diretora do Sintraf-JF Joyce Delgado e funcionária da agência Riachuelo informou que funcionárixs e clientes, em sua maioria aposentados, foram surpreendidos com a notícia. “O administrativo informou aos clientes a situação e disse que não haveria atendimento hoje, mas nós, funcionárixs, ficamos trabalhando em serviços internos até às 9h30”.

Seguindo os protocolos de segurança e saúde, a agência deverá ficar sem atendimento externo, passar por sanitização e reabrir na segunda-feira com outra equipe. Além disso, xs funcionárixs que estavam trabalhando na agência devem passar por teste para verificar uma possível contaminação assintomática. Porém, de acordo com funcionárixs, alguns trabalhadorxs ficaram trabalhando internamente até o meio da manhã, o que aumentou o risco de contágio. Além disso, na agência do Riachuelo xs funcionárixs não foram informados sobre a troca da equipe.

O diretor do Sintraf-JF e funcionário do Bradesco, João Hilário Neto, informou que está em contato com o diretor regional do Bradesco sobre a situação. Ele ressalta a preocupação da entidade sindical com a saúde dos trabalhadores e clientes. “A situação é preocupante pois o risco de contaminação nos bancos é alto. A atitude de manter alguns funcionárixs trabalhando mesmo após a confirmação de casos foi um absurdo.”.

A diretora de saúde e condições de trabalho do Sintraf-JF, Taiomara Neto de Paula, também acompanha o caso e está em contato com o setor de relações sindicais do banco. Ela frisa que a atuação do sindicato junto ao setor foi essencial para o fechamento das agências.

Por telefone, após atuação do sindicato nesta manhã, o diretor regional do Bradesco informou que os protocolos de saúde e segurança contra o coronavírus estão sendo seguidos corretamente e que o banco irá disponibilizar os testes para todos xs funcionárixs que desejarem fazer.

Desde a declaração da pandemia em março, o sindicato vem acompanhando os casos de contaminação que ocorreram na categoria e denunciando algumas negligências dos bancos com relação aos protocolos sanitários.

 

Fonte: Sintraf-JF