Acontece nessa quarta-feira (1º de agosto) a quinta rodada de negociação da Campanha Nacional Unificada 2018. Cláusulas econômicas e de igualdade de oportunidades estão em pauta na reunião, que será realizada em São Paulo.
Na rodada de negociação de 12 de julho os bancos se recusaram assinar o pré-acordo de ultratividade, que garantiria a validade dos direitos dos bancários até o final das negociações da Campanha Nacional 2018.
A justificativa dos negociadores da Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) foi de que, no dia 1º de agosto, um mês antes da data base da categoria (1º de setembro), apresentariam uma proposta final para ser apreciada pelos trabalhadores.
Por isso, na rodada dessa quinta-feira os representantes dos bancários de todo o Brasil, que compõem o Comando Nacional da categoria, cobram também essa proposta final para todas as reivindicações já apresentadas.
Bancários defendem que são muitos os números e indicadores que comprovam que os bancos têm condições de atender às reivindicações da categoria. Em 2017, as cinco maiores instituições financeiras que compõem a mesa de negociação pela Fenaban, lucraram juntas R$ 77,4 bilhões, valor 33,5% maior que no ano anterior.