O Comando Nacional d@s Bancári@s espera que nesta quinta-feira (20) os representantes da Federação Nacional dos bancos (Fenaban) apresentem uma proposta completa que responda às reivindicações da categoria. Nesta terça-feira, na sexta rodada da Campanha Nacional da categoria, a Fenaban apresentou sua primeira proposta para a negociação e não foi positiva. Os representantes dos bancos colocaram uma proposta que pode reduzir em até 48% a PLR dos bancári@s, prontamente rejeitada pelo Comando. A negociação desta quinta começa às 13h, e uma hora antes, ao meio-dia, haverá um tuitaço da categoria.

Para esta quinta-feira, a expectativa é que a Fenaban apresente sua resposta às reivindicações de aumento real de salário, estabilidade no emprego, regulação do teletrabalho, entre outros eixos da campanha. Essas prioridades foram definidas com base na consulta feita na categoria em todo o país e da qual participaram cerca de 30 mil bancári@s. As reivindicações levantadas na consulta foram aprovadas na Conferência Nacional da categoria, no final do mês passado, bem como em conferências estaduais e regionais, e nos congressos nacionais específicos por bancos.

Tuitaço

Por causa da pandemia e do isolamento social necessário para combater o contágio do covid 19, @s bancári@s criaram novas formas de participação na Campanha Nacional. Primeiro realizaram virtualmente as conferências e os congressos da categoria. Agora, com a maioria da categoria trabalhando em home office, ou afastada de seu local de trabalho, será importante utilizar as ferramentas digitais para pressionar os bancos a negociar um acordo decente.

O Twitter é umas das redes mais consolidadas no mundo e pode ter um papel importante nessa campanha salarial. No tuitaço, é possível ver o quanto determinada hasgtag atinge a sociedade e tem capacidade influenciar na opinião pública. Por isso a importância de tuitar as hashtags da campanha. Para esta quinta-feira (20), as hashtags escolhidas são #NenhumDireitoAMenos e #NaoMexaNaPLR. O horário combinado para o tuitaço é o das 12h. Participe dessa luta!

Algumas orientações para o tuitaço

  • Compartilhar conteúdo próprio – O Twitter é um excelente canal para quem produz e quer tonar seus textos conhecidos e também para atrair visitantes para seu site. Mas, também para difundir o conteúdo em si de forma fragmentada, ampliando o alcance do mesmo.

 

  • Interação e engajamento – O Twitter facilita a interação com as empresas e todos os demais usuários, por meio da citação da empresa com o @ e a #. Ao permitir essa interação de forma direta, o Twitter ajuda a se identificar e a interagir com influenciadores, que podem influenciar outras pessoas.

 

  • Agilidade – Muitas vezes, a demanda que chega à empresa pelo Twitter é atendida mais rapidamente do que se ela chegasse pelos canais telefônicos. É uma forma simples e nada burocrática para entrar em contato com a empresa.

 

  • Monitoramento – No Twitter é fácil encontrar diferentes opiniões sobre a empresa. Ao saber o que seu público tuita, é possível conhecer melhor seus interesses e necessidades e trabalhar conteúdos direcionados a ele. Utilizando um encurtador de links, é possível direcioná-lo para seu site e ainda medir a popularidade dos seus tuites, seja pelo contador de cliques ou por meio dos RTs. Dá para ter claramente a ideia do alcance da sua mensagem.

 

Fonte: Contraf-CUT