Dirigentes sindicais e assessores participaram nesta quarta e quinta-feira ( 6 e 7), na sede do Sindicato dos Bancários de BH e região, do curso de formação em comunicação e expressão para, feito em parceria entre o Sindicato, o escritório regional do Dieese Minas Gerais e a Escola Dieese de Ciências do Trabalho.

 

O curso foi ministrado pela professora Sueli Vitorino da escola Dieese. Ele tem como objetivo aprimorar a habilidade de diretoras e diretores do Sindicato em compreender e serem compreendidos no exercício da ação sindical, as sensações decorrentes da exposição pública, a capacidade de comunicação e a importância da expressão corporal para comunicação e planejamento na construção de um discurso.

 

Diante de uma conjuntura totalmente desfavorável à classe trabalhadora, com ataques à ação sindical e retirada de direitos, é fundamental que os trabalhadores se organizem e aprimorem suas capacidades de comunicação com a sociedade.

 

Para Marco Aurélio Alves, diretor do Sindicato e do Dieese Minas Gerais, o curso é uma excelente oportunidade de qualificação para os dirigentes frente à urgência da defesa de nossos direitos e conquistas. “Um sindicato forte se faz com mobilização dos trabalhadores e com uma diretoria preparada para os novos desafios. Com garra e formação qualificada, teremos condições de reverter esse quadro adverso, mantendo e ampliando as conquistas dos trabalhadores bancários”, afirmou.

 

A presidenta do Sindicato, Eliana Brasil, ressaltou que os desafios para classe trabalhadora são enormes e, por isso, é necessário que os dirigentes sindicais aprimorem suas capacidades de conversar com a população. “Comunicação e expressão são fundamentais para que os representantes da categoria possam mobilizar amplamente trabalhadoras e trabalhadores para lutar pela manutenção de direitos. Hoje, mais do que nunca, só a luta nos garante”, destacou.