Warning: "continue" targeting switch is equivalent to "break". Did you mean to use "continue 2"? in /home/fetrafim/domains/fetrafimg.org.br/public_html/wp-content/plugins/types/vendor/toolset/types/embedded/includes/wpml.php on line 646

Warning: "continue" targeting switch is equivalent to "break". Did you mean to use "continue 2"? in /home/fetrafim/domains/fetrafimg.org.br/public_html/wp-content/plugins/types/vendor/toolset/types/embedded/includes/wpml.php on line 663
Com defesa da unidade, dos direitos e de um Brasil melhor, bancários de MG abrem 24ª Conferência Estadual | FETRAFI MG

Bancárias e bancários de Minas Gerais abriram, na noite desta sexta-feira, 20 de maio, sua 24ª Conferência Estadual. Representantes das entidades sindicais destacaram que 2022 é um ano crucial não apenas na Campanha Nacional da categoria, mas também para definir os rumos do Brasil, com uma eleição em que será necessário derrotar a política do desmonte representada por Bolsonaro.

Foram representados, na mesa de abertura, os oito sindicatos filiados à Federação dos Trabalhadores do Ramo Financeiro de Minas Gerais (Fetrafi-MG), que organiza o evento: Belo Horizonte, Teófilo Otoni, Divinópolis, Juiz de Fora, Uberaba, Patos de Minas, Ipatinga e Cataguases. Também estiveram presentes a presidenta da Fetrafi, Magaly Fagundes, o diretor de Administração e Finanças da Fenae, Cardoso, e o bancário e assessor da CUT Nacional, João Vaccari Neto.

“Nossos desafios, como sempre, são enormes. Mas estamos nesta Conferência para definir estratégias e uma boa condução da nossa luta a partir dos anseios das bancárias e dos bancários de Minas Gerais para levarmos à Conferência Nacional. Temos que defender nossa mesa única de negociação com os bancos, públicos e privados, que há mais de 28 anos tem garantido vários direitos para a categoria em todo o Brasil”, afirmou Ramon Peres, presidente do Sindicato.

Ramon reforçou, ainda, a importância da defesa da democracia e dos bancos públicos. “Temos que defender estes bancos não apenas como empresas públicas, mas como instrumentos do governo para fazer com que a distribuição de renda seja mais justa, para aquecer a economia e atender a população que mais necessita”, explicou, destacando também que é necessário, em 2022, eleger não apenas Lula, um presidente que defende os trabalhadores, mas derrotar o governo Zema em MG e eleger parlamentares que estejam do lado do povo.

Até 22 de maio, serão realizados painéis sobre conjuntura, saúde, desafios da categoria, legislação trabalhista, sistema financeiro e outros temas. No domingo, ocorre a plenária final, com a aprovação das propostas que serão levadas à Conferência Nacional e a escolha dos delegados e delegadas que representarão Minas Gerais no evento.

Veja a programação:

21 de maio

  • 9h  – Leitura e aprovação Regimento Interno
  • 10h – Conjuntura Nacional e Estadual – João Vaccari Neto (Assessor CUT Nacional) e Gleide Andrade (Secretária Nacional de Finanças e Planejamento PT)
  • 11h – Pauta da Classe Trabalhadora – Ivone Silva (Presidenta do SEEB/SP e coordenadora do Comando Nacional)
  • 11h45 – Saúde da Categoria Bancária – Lançamento da Cartilha de Saúde – Mauro Salles (Secretário de Saúde da Contraf) e Helyany Gomes (Secretária de Saúde da Fetrafi-MG)
  • 14h – Os desafios da Categoria Bancária – Clemente Ganz (sociólogo e assessor das centrais sindicais)
  • 15h  – Mesa Jurídica – Leis, Decretos e Medidas Provisórias que afetam e precarizam as relações individuais e coletivas do trabalho –  Dr. Antonio Megale (sócio da LBS Advogados e Membro do Instituto Lavoro) e Eneida Vinhaes (doutora em Direito e assessora Técnica da bancada do PT na Câmara dos Deputados)
  • 16h10 – Balanço dos Bancos – Rosângela Vieira (técnica do Dieese)
  • 17h – Lançamento do projeto “Basta!” – Phamela Godoy (advogada feminista, coordena o projeto Basta), Fernanda Lopes (Secretária da Mulher da Contraf) – Comitês de Luta – Magaly Fagundes (Presidenta da Fetrafi-MG e secretária de Organização do Ramo Financeiro da Contraf)
  • 17h40 – Plenária dos temas da 24ª Conferência Nacional dos Bancários 2022

22 de maio

  • 10h – O Sistema Financeiro que queremos / Desafios da Campanha Nacional dos Bancários 2022 – Juvandia Moreira (Presidenta da Contraf e coordenadora do Comando Nacional)
  • 11h – Apresentação Consulta Nacional (resultados de MG) – Magaly Fagundes (presidenta da Fetrafi-MG)
  • 11h30 – Apresentação das propostas para a 24ª Conferência Nacional dos Bancários 2022
  • 12h30 – Eleição dos Delegados à 24ª Conferência Nacional dos Bancários e Indicação dos representantes das Comissões Temáticas e Comissões de Empresa