Começou hoje e vai até quinta-feira (31/08), em São Paulo, a “15ª Plenária/Congresso Extraordinário e Exclusivo, da CUT. 100 anos depois. A luta continua! Nenhum Direito a Menos”.

Magaly Fagundes, presidenta da Fetrafi-MG, está em São Paulo para participar do Congresso.

O evento vai lembrar o centenário da primeira greve geral no Brasil e os 100 anos da Revolução Russa.

Faz parte da extensa programação, uma exposição sobre a greve geral de 1917, organizada pelo Centro de Documentação e Memória Sindical (Cedoc/CUT) e pela Secretaria de Cultura da CUT, em parceria com o Arquivo Edgard Leuenroth, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

Os debates começaram hoje pela manhã, com análises sobre a conjuntura internacional pelo embaixador Samuel Pinheiro Guimarães, João Felícia (presidente da Confederação Sinsical Internacional) e ojornalista Luís Nassif.

Em seguida, o debate prosseguiu com Fausto Durante, da Confederação Geral Italiana do Trabalho (CGIL); Hugo Yasky, da Central de Trabalhadores da Argentina (CTA); e Victor Baez, secretário-geral da Confederação Sindical dos Trabalhadores e das Trabalhadoras das Américas (CSA).

A conjuntura nacional é tema de um debate, nessa tarde, que vai reunir Guilherme Boulos (MTST), João Pedro Stédile (MST), Gleisi Hoffmann (PT) e Vagner Freitas (CUT).

À noite, às 20h, ocorre a cerimônia oficial de abertura do Congresso. Quase 100 convidados internacionais se juntarão no evento aos mais de 720 delegados e delegadas de todo país e representantes de movimentos sociais do campo e da cidade, da Frente Brasil Popular e Frente Povo Sem Medo.

O Congresso extraordinário da CUT teve etapas preparatórias em todas as regiões do país, indicando sugestões e proposições de trabalhadores e de trabalhadoras para contribuir com as resoluções da Nacional para o próximo período.

O Presidente Nacional da CUT, Vagner Freitas, divulgou um vídeo de saudação à luta dos trabalhadores e trabalhadoras que fazem parte da história da maior central sindical da América Latina.

Com informações da CUT