Os debates da 22ª Conferência dxs Bancárixs seguiram na tarde deste sábado (18). A mesa “Importância da Comunicação, Estratégia e Organização nas Redes Sociais” abordou o papel estratégico das plataformas sociais e as novas formas de organização e mobilização em rede.

 

A presidenta da Contraf-CUT, Juvandia Moreira, destacou o papel do Twitter e o uso das hashtags (usada nas redes sociais com o objetivo de direcionar o usuário para uma página com publicações sobre o mesmo tópico) como uma importante ferramenta de mobilização.

 

“O Twitter é uma rede importante porque o debate político acontece nele. O presidente da Câmara dos Deputados está no Twitter, o presidente do Senado, as grandes marcas e empresas, jornalistas e influenciadores estão no Twitter. Vamos utilizá-lo na nossa campanha para fazer nossas reivindicações e denúncias para que a sociedade também perceba que pode e deve se engajar”.

 

Durante a atividade a dirigente nacional propôs que todos os participantes da conferência fizessem um “twittaço” com as hashtags #adistancianaonoslimita, #santanderrespeiteobrasil, #seépublicoéparatodos.

 

A presidenta do Seeb-SP, Ivone Silva, ressaltou que as postagens de assuntos de interesse da categoria nas redes sociais colocam em evidência temas importantes. “Os twittaços fazem com que a gente fure a bolha para ganhar repercussão nacional como o que aconteceu na campanha contra as demissões no Santander. As redes sociais expõem publicamente a situação. Por isso é importante que as pessoas usem as redes principalmente neste momento de isolamento é distanciamento social”.

 

O secretário de Imprensa da Contraf-CUT, Gerson Carlos Pereira, apresentou a mídia da Campanha Nacional 2020 dxs bancárixs. Segundo o dirigente, a campanha foi construída através de amplos debates com o Coletivo Nacional de Imprensa. “Além do mote ‘Na Luta Com Você – Garantir e Proteger’, também iremos usar as variações ‘Na Vida com Você’; ‘Na Saúde com Você’; ‘O Sindicato com Você’, entre outras. A ideia é fazer uma campanha virtual muito forte que trabalhar todas essas várias ações e situações”. Ainda de acordo com Gerson, nos próximos dias a equipe de comunicação da Confederação iniciar a divulgação do material”.

 

Ao final da atividade, Juvandia fez um agradecimento especial à ex-presidenta do Sindicatos do Bancários de BH e Região, Eliana Brasil, que esteve à frente da entidade por duas gestões consecutivas e deu boas vindas ao novo presidente, Ramon Peres, empossado na última quinta-feira (16).

 

Da redação da Fetrafi-MG