A Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT) lançou hoje, durante a Conferência Nacional dos Bancários, a campanha nacional “Assuma o Controle – A saúde é Sua”.
A campanha vai informar aos trabalhadores quais os riscos da atividade profissional na categoria e orientá-los a não se submeter exclusivamente ao médico do trabalho do banco.
“A taxa de acidentes de trabalho e afastamentos por doença entre os bancários é uma das maiores na comparação entre todas as categorias. A situação se torna ainda mais grave quando constatamos que os trabalhadores evitam se afastar do trabalho para não serem discriminados e para não passarem a figurar na lista de futuras demissões. Além disso, em muitos casos, os bancos não emitem as CATs (Comunicações de Acidentes de Trabalho)”, afirmou Walcir Previtale, secretário de Saúde do Trabalhador da Contraf-CUT.
A categoria bancária figura entre os ramos de atividade com as mais altas taxas de acidentes do trabalho do país. De 2012 a 2016 foram 20.414 afastamentos por acidentes do trabalho conforme dados do Ministério Público do Trabalho.
As estatísticas atuais e pesquisas acadêmicas demonstram que os casos de transtornos mentais entre os bancários, também têm se agravando a cada dia.
A campanha nacional “Assuma o Controle – A Saúde é Sua” tem os seguintes objetivos:
• Informar aos trabalhadores quais são os riscos da atividade profissional dos bancários;
• Orientar os trabalhadores a não se submeter exclusivamente ao médico do trabalho do banco, que via de regra, atende apenas aos interesses patronais e seguir as orientações do médico de sua confiança;
• Estimular a participação dos trabalhadores na defesa e proteção de sua saúde exigindo relações interpessoais que se pautem pelo respeito mútuo;
• Conscientizar que o descanso é um direito dos trabalhadores e fator fundamental na preservação de sua saúde;
• Mobilizar e organizar os trabalhadores nos locais de trabalho a fim de garantir o respeito a preservação e tratamento de sua saúde;
• Ampliar e fortalecer o debate sobre condições de trabalho visando a elaboração e estabelecimento de políticas de prevenção e proteção à saúde dos trabalhadores.
Fetrafi-MG com informações da CONTRAF-CUT