Débora Fonseca foi a primeira colocada na eleição para representante dxs funcionárixs no Conselho de Administração do Banco do Brasil (Caref). Ela recebeu 10.907 votos, mas não alcançou 50% mais um dos votos válidos, para liquidar a eleição no primeiro turno. O segundo turno das eleições acontecerá entre os dias 29 de janeiro e 4 de fevereiro. Débora irá disputar a eleição com o segundo colocado, Aristides Milton Café, que teve 2.245 votos.
A Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT), a Federação dos Trabalhadores do Ramo Financeiro de Minas Gerais (Fetrafi-MG) e a grande maioria dos sindicatos de bancárixs apoiaram a eleição de Débora que tem, como principal plataforma, a defesa do BB como instituição pública. Ela é contra a privatização, o enfraquecimento do BB e a venda de suas subsidiárias. Débora também se manifestou contra o plano de reestruturação do banco, anunciado pela direção do BB esta semana. Segundo ela, o plano é uma forma de desmontar o BB enquanto banco público.
Débora é candidata à reeleição. Nestes dois anos de mandato, fez o contraponto às teses privatistas no Conselho de Administração e participou de inúmeras atividades em defesa do BB como instituição pública, procurando apoio junto a parlamentares, membros do Poder Executivo, associações e entidades de classe de trabalhadorxs e empresariais.
“Agradeço a todas e todos pelos 10.907 votos recebidos no primeiro turno. conto com vocês no segundo turno para que, juntos, possamos defender o BB público e a valorização dos funcionárias e funcionários. O pessoal do BB vai demonstrar mais uma vez sua capacidade de resistência”, declarou Débora após o resultado da votação.
Fonte: Contraf-CUT