Magaly Fagundes, presidenta da FETRAFI-MG/CUT, abriu o último dia da 19ª Conferência Estadual dos Trabalhadores do Ramo Financeiro com a defesa do emprego como foco do debate da Campanha Nacional.

“Além das Reformas e de como elas afetam o ramo financeiro, vamos debater também o banco digital, a terceirização e o risco do emprego”, disse Magaly. E nesse processo o diálogo permanente é essencial. “Precisamos nos reinventar, nos reorganizar e, para isso, o contato com a base tem que ser diário. Nosso debate não é só econômico, ele é muito mais abrangente, de defesa da manutenção e qualidade do emprego”.

Eliana Brasil, presidenta do Sindicato dos Bancários de Belo Horizonte, também falou sobre a questão do emprego e ressaltou que a luta da categoria deve ser conjunta. “Temos que lutar pela defesa dos empregos dos bancários, mas também pela geração de postos de trabalho em geral no Brasil”.

A abertura teve também depoimentos emocionados de apoio às questões das mulheres e felicitações à posse, nesse sábado, da presidenta do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Ivone Maria da Silva, mulher e negra, que agora comanda o maior sindicato da categoria no país.

Em seguida, teve início a apresentação dos trabalhos em grupo e a discussão das propostas e estratégias para a Minuta Nacional.