Hoje, dia 20 de novembro, é celebrado o Dia Nacional da Consciência Negra
O Dia foi criado pelo projeto de lei número 10.639, no dia 9 de janeiro de 2003. 20 de novembro foi escolhido por ser o dia em que morreu Zumbi, líder do Quilombo dos Palmares, no ano de 1695.
A data lembra a luta do líder Zumbi de Palmares pela liberdade e direitos dos(as) negros(as).
Zumbi representa a luta do negro contra a escravidão, no período do Brasil Colonial. Ele morreu em combate, defendendo seu povo e sua comunidade.
Os quilombos representavam uma resistência ao sistema escravista e também uma forma coletiva de manutenção da cultura africana no Brasil. Zumbi lutou até por esta cultura e pela liberdade do seu povo.
Além de manter viva a memória de Zumbi, o Dia Nacional da Consciência Negra traz uma reflexão sobre a situação atual da população negra no país.
Por mais de três séculos, o Brasil explorou cerca de quatro milhões de africanos, trazidos para exercer o trabalho escravo.
O preconceito e a discriminação contra os negros ainda persistem em alguns setores, inclusive no ambiente bancário.
Durante todo o mês de novembro (Mês da Consciência Negra) são ressaltadas a luta e resistência do povo negro e vem à tona com mais força o debate sobre o racismo, as desigualdades e a intolerância.