Entidades sindicais que compõem a base da Fetrafi-MG reafirmaram em reunião on-line realizada nesta quarta-feira (6), pelo apoio à reeleição de Débora Fonseca para representar os funcionários no Conselho de Administração do Banco do Brasil (Caref). A candidatura de Débora também é apoiada pela Contraf-CUT e diversos sindicatos da categoria por todo o país.

A reunião desta quarta teve a participação de representantes do Sindicato de BH e Região; Ipatinga; Cataguases; Uberaba; Patos de Minas; Teófilo Otoni; Divinópolis; Juiz de Fora e da presidenta da Fetrafi -MG, Magaly Fagundes. Entre as principais plataformas da candidata estão a luta contra a privatização do BB e pelo seu fortalecimento como empresa pública e a defesa do maior reconhecimento, valorização e respeito axs funcionários e funcionárias.

Durante a reunião, a candidata à reeleição da Caref ressaltou a importância de Minas Gerais na definição das eleições do BB. Ela apontou as dificuldades em esclarecer o papel de representante dos funcionários e das funcionárias devido as limitações para o exercício do cargo em função da legislação vigente, que impede a participação em processos decisórios que tratam de assuntos específicos estabelecidos na lei.

Segundo ela, as limitações não significam que não possa haver a defesa dos interesses dos funcionários e das funcionárias em qualquer tema, ainda que de forma oficiosa. E explicou que a marcação de posição nos temas sensíveis ao funcionalismo é feita durante as reuniões do conselho administrativo em que não ocorre votação. Débora disse ainda que o apoio dos sindicatos é fundamental para que haja a conexão do mandato do Caref com os funcionários e as funcionárias.

A diretora do Seeb-BH e coordenadora estadual do Coletivo do Banco do Brasil, Luciana Bagno, lembrou que uma característica do Sindicato de Belo Horizonte e demais sindicatos filiados à Fetrafi-MG é o compromisso na execução das tarefas que são assumidas pelo movimento sindical organizado nacionalmente.

A presidenta da Fetrafi-MG, Magaly Fagundes, reafirmou o compromisso das entidades da base da Federação e ressaltou a importância da prevenção a contaminação pelo coronavírus durante a pandemia. Para o secretário de Imprensa da Fetrafi-MG, Helberth Ávila, diante do atual cenário aumento no número de casos de Coovid-19 em todo o país a utilização da rede de comunicação dos sindicatos deve ser intensificada. Ele colocou a rede de comunicação da Fetrafi à disposição da Caref para auxiliar nesse trabalho.

 

Campanha

Inicialmente, 65 candidaturas foram protocolizadas para participar das eleições da Caref este ano. Após o processo de validação e a impugnação de candidaturas que não seguiam as exigências do pleito foram deferidos 29 nomes de candidatas e candidatos. O primeiro turno das eleições para representante dxs funcionárixs no Caref ocorre entre os dias 8 e 14 de janeiro.

 

Clique aqui para mais informações sobre as propostas da candidata à reeleição, Débora Fonseca.

 

Da redação da Fetrafi-MG