Começa hoje (16) a Jornada Latino-americana pela Democracia e contra o Neoliberalismo, em Montevidéu, no Uruguai.
A presidenta da Fetrafi-MG, Magaly Fagundes, está em Montevidéu para participar desse importante evento, num momento em que é vital a luta em defesa dos direitos dos trabalhadores.
A Jornada, que vai até sábado (18), pretende ser um espaço de confluência de diferentes expressões organizadas de todo o continente, reunindo mulheres, jovens, indígenas, camponeses, intelectuais, ativistas para a diversidade sexual e sindicalistas em uma agenda comum que prioriza a defesa da democracia, soberania e integração dos povos.
A proposta é debater a escalada de retirada de direitos que acontece no Brasil e em outros países da América Latina, com eliminação de importantes programas sociais, por governos ilegítimos ou sustentados pelo capital, que retoma a agenda neoliberal de aprofundamento da desigualdade e concentração de riqueza, o que exige a organização e a mobilização continental para enfrentar a complexidade da conjuntura atual. Assim, a jornada se constitui num importante movimento para fortalecer o processo de unidade da luta e ação sindical.
O início da jornada terá uma greve e uma grande marcha pelas ruas de Montevidéu, organizada pela centrais sindicais do Uruguai (PIT-CNT).
Nos dias 14 e 15 aconteceu, também em Montevidéu, a IV Reunião da Aliança Latino-americana em Defesa dos Bancos Públicos, promovida pela Uni Américas Finanças.
Fetrafi- MG com informações de Contraf- CUT e CUT-RS