Acontece nessa terça-feira (19), na sede da Contraf-CUT, em São Paulo, o Coletivo Jurídico Nacional.

A Federação dos Trabalhadores do Ramo Financeiro de Minas Gerais- Fetrafi-MG/CUT, participa do evento, com a presença da presidenta Magaly Fagundes e do Secretário de Assuntos Jurídicos, Ted Silvino.

Objetivo do evento é discutir as pautas em debate no Legislativo Federal (Câmara dos Deputados e Senado Federal), no Executivo Federal e no Judiciário, que afetam diretamente os trabalhadores.

“A reforma trabalhista e a eleição de um Governo Neoliberal colocam em risco os direitos contratados e a organização da categoria. Neste contexto, a resistência e a intensificação da luta ganham mais importância e, aliado a isto, o debate jurídico em eventos como o realizado hoje na Contraf, também são fundamentais para compartilhar informações e uniformizar a ação jurídica pelos vários sindicatos e Federações que são filiados a Contraf. A Fetrafi-MG, atenta a este debate, está presente no encontro jurídico levando a contribuição das bancárias e bancários do estado de Minas””, afirma Ted Silvino, Diretor Jurídico da Fetrafi.

A presidenta da Contraf-CUT, Juvandia Moreira, destacou a importância do Coletivo. “Acho que aqui tem de ser pensadas formas para combater o desmonte que a Reforma da Previdência, que este governo pretende aprovar no Congresso, pode trazer aos trabalhadores. É o aprofundamento da retirada de direitos, iniciada pela reforma trabalhista, aprovada no fim de 2017.”

A programação inclui os temas: Reforma da Previdência, Informes sobre o Banco do Brasil, CEF, Bancos Privados e Informes sobre a contribuição negocial, MPT e Judiciário. E ainda debates sobre o momento pós-reforma trabalhista e os cenários futuros inclusive quanto ao destino do judiciário trabalhista. Serão feitos também os encaminhamentos para a realização do ii seminário jurídico nacional da Contraf.

Foto: Contraf CUT

Na foto de cima, da esquerda para a direita: Marlene Tomé de Souza, Secretária Geral da Fetrafi MG/CUT; Ted Silvino, Secretário de Assuntos Jurídicos da Fetrafi-MG/CUT; Eliana Brasil, presidenta do Sindicato dos Bancários de Bh e Região; Marcelo Neves de Souza, Secretário do Ramo Financeiro da da Fetrafi-MG/CUT; Magaly Fagundes, presidenta da Fetrafi-MG/CUT; Mauri Sergio de Souza, secretário de Assuntos Jurídicos da Contraf-CUT e José Carlos Bragança, presidente do Sindicato dos Bancários de Ipatinga.