O ano de 2020 mostrou a força da união e da mobilização da categoria bancária. Mesmo distanciados, bancárixs de todo o Brasil se uniram em defesa do emprego, de melhores condições de trabalho, dos direitos já conquistados e, principalmente, da vida. O novo contexto social imposto pela pandemia da Covid-19 colocou as plataformas digitais no centro da atividade sindical.
Foi exatamente por meio das mídias sociais e das plataformas de reunião on-line que os sindicatos, a Fetrafi-MG e a Contraf-CUT se uniram em torno da Campanha Nacional dxs Bancárixs 2020, das assembleias deliberativas, e dos tuitaços para dar visibilidade às demandas da categoria e pressionar as instituições bancárias.
Pensando em intensificar a atuação das assessorias de comunicação e dxs dirigentes sindicais no mundo digital, a Fetrafi-MG irá promover nos dias 16 e 23 de janeiro (sábado) o primeiro curso on-line de formação em mídias sociais. O secretário de Imprensa da Fetrafi, Helberth Ávila, explica que o curso é uma oportunidade para a formação de diretorxs e profissionais da comunicação dos oito sindicatos da base da Federação.
“As redes sociais já fazem parte da nossa rotina. Precisamos agora institucionalizar o uso dessas plataformas para conseguirmos ampliar o alcance da mobilização dos sindicatos. Mais do que nunca, precisamos nos unir, mesmo fisicamente distanciados, para defender nossos direitos. Nosso objetivo é que xs dirigentes e assessorias se capacitem para tornar a comunicação entre as entidades ligadas à Fetrafi e a presença nas redes mais eficientes”, pontua.
A presidenta da Fetrafi-MG e coordenadora da COE Bradesco, Magaly Fagundes, afirma que em 2021 a mobilização on-line continuará sendo um dos grandes instrumentos de resistência da categoria. “Garantimos muitos avanços esse ano através da nossa presença digital. Mesmo com a perspectiva da vacina da Covid-19, a atuação da categoria bancária nas redes sociais é fundamental para denunciar os ataques que estamos sofrendo e garantir que nossa voz alcance cada vez mais pessoas e repercuta junto à opinião pública”.
Curso
O curso de mídias sociais será ministrado nos dias 16 e 23 de janeiro (sábado), das 8 às 12hs, pelo professor Ettore Stefani de Medeiros. Ele explica que o curso irá abordar temáticas como o planejamento e pesquisa para mídias sociais, entendimento de público e das lógicas das principais mídias sociais e produção de conteúdo. “Vamos abordar a importância de cada mídia, suas diferenças e particularidades dentro de um planejamento. Vamos tratar ainda a questão de monitoramento, mensuração, relacionamento nesses canais e como podemos produzir conteúdos estratégicos”.
Formado em Comunicação Social – Publicidade e Propaganda pela Universidade Federal de Santa Maria, Ettore tem MBA em Marketing Digital pelo Instituto de Gestão em Tecnologia da Informação e é doutorando e mestre em Comunicação Social pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Ele atua na área de comunicação e marketing digital há sete anos e há três anos integra o corpo de docentes de instituições como a PUC-MG, o Ibmec, a Una, o Uni-BH, o Instituto de Educação Superior Latinoamericano e o Instituto de Gestão e Tecnologia da Informação. Ettore também é pesquisador da temática do ódio nas plataformas digitais.
Da redação da Fetrafi-MG