A Frente Nacional contra a Censura foi lançada nessa terça-feira (21), em ato no Palácio das Artes, em Belo Horizonte.

O lançamento é um marco de resistência contra todo o tipo de censura, arbitrariedades e agressões que têm sido vivenciadas no Brasil nos últimos tempos.

Com a criação da FNCC os mineiros mostram a cara e dizem que não vão permitir o cerceamento à liberdade de expressão e à democracia, arduamente conquistadas.

Estiveram presentes ao Ato, artistas, intelectuais, jornalistas, personalidades, professores, estudantes, entidades de classe, movimentos sindical, social, popular e estudantil.

E são bem vindos ao movimento todo cidadão que respeita e defende a liberdade nas manifestações de pensamento e criação artística.

Segundo estimativas, o Ato reuniu cerca de 1.700 pessoas, que lotaram o Grande Teatro do Palácio das Artes.

O estopim para o a idéia de lançamento da Frente foram os protestos contra a exposição “Faça Você mesmo Sua Capela Sistina”, de Pedro Moraleida, e a tentativa de proibição da peça de teatro “O Evangelho Segundo Jesus, Rainha do Céu”.

Ambas foram inspiradas em ações que motivaram o encerramento da mostra “Queermuseu”, em Porto Alegre, em setembro desse ano, e que causou polêmica na sociedade.

De acordo com o produtor cultural e um dos organizadores da FNCC, Pedro Martins, o movimento foi criado, exatamente, após uma ameaça de censura às exposições de arte e espetáculos teatrais sob acusações de incentivo à pedofilia. “Nós já fizemos vários atos aqui. Tomamos a decisão de criar uma frente nacional para que a gente não fique em um ato isolado. A expectativa é que a população entenda o que nós estamos fazendo. Entenda que a arte não é pedofilia. A pedofilia, infelizmente, está nas igrejas, nas casas e não nas galerias de artes e museus”, explica Pedro.

Pelas redes sociais, diversos artistas de todo o país têm demonstrado apoio ao movimento. Chico Buarque, Caetano Veloso, Otto, Maurício Tizumba, Pedro Morais, João Naves, Benvindo Siqueira e Débora Falabella foram alguns dos artistas que deixaram suas mensagens de apoio ao lançamento da Frente.

Assista aqui ao vídeo oficial da campanha: https://www.facebook.com/pg/fnccbr/videos/

Foto: BHAZ