
O dia de mobilização aconteceu nacionalmente e foi convocado pela Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro, Contraf-CUT. O Sintraf-JF declarou que, além de funcionárixs das agências de Juiz de Fora, vários funcionárixs de agências espalhadas pelas cidades que compreendem a base territorial do sindicato também aderiram à paralisação como Matias Barbosa e Lima Duarte.
O sindicato colou cartazes nas agências e respeitando as medidas protetivas contra a contaminação de coronavírus, fez um ato em frente à uma agência do BB no centro de Juiz de Fora denunciando a situação dos trabalhadores à população. Novamente o “portal do inferno” chamava a atenção dos clientes para a situação do banco e para a compreensão de que todxs perdem com o desmonte do banco, funcionárixs e clientes que terão qualidade nos atendimentos prejudicadas com menos bancárixs. Além de Juiz de Fora, os diretores do sindicato também estiveram presentes na cidade de Lima Duarte.
Comando Nacional cobra respeito às negociações

Na primeira parte da reunião, o banco havia apresentado uma proposta de prorrogação de 30 dias no processo de retirada da gratificação dos caixas, mas condicionou a proposta à assinatura por todas as entidades do acordo de compensação de horas em decorrência da pandemia e do Acordo de Comissão de Conciliação Prévia (CCP), ambos já em negociação com a Contraf-CUT. O banco também exigia a retirada de ações judiciais em andamento contra o banco. A Contraf-CUT recusou a proposta e, depois disso, houve um intervalo nas negociações.
Na segunda parte da reunião de negociações desta terça, o banco retirou até a proposta que havia feito antes e não deu prazo para que as entidades consultassem os funcionários sobre a proposta apresentada pela manhã.
O Banco do Brasil não atendeu as reivindicações dxs trabalhadorxs e nem aceitou retirar as condições para apresentar uma proposta. Xs trabalhadorxs querem continuar as negociações e solicitam uma nova reunião para continuar as tratativas.
Fonte: SINTRAF JF com informações da Contraf-CUT