A Federação dos Trabalhadores do Ramo Financeiro de Minas Gerais (Fetrafi-MG) promove nesta quinta-feira (04), a partir das 18hs30, uma plenária estadual para debater o processo de reestruturação do Banco do Brasil, anunciado unilateralmente pela direção da instituição ainda nos primeiros dias de 2021.

A atividade será realizada em parceria com os oito sindicados filiados à Fetrafi-MG e é aberta para todxs xs funcionárxs do Banco do Brasil do estado de Minas. O encontro virtual discutirá as próximas ações do movimento sindical bancário em resposta ao projeto de desmonte do BB e às ameaças de demissão de cerca de cinco mil funcionárixs.

Desde o anúncio do plano de reestruturação do BB, a Confederação dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf) e demais entidades representativas da categoria bancária de todo o país têm se mobilizado para denunciar e impedir mais esse ataque aos funcionários e às funcionárias da instituição.

Além da presença nas redes sociais através da campanha #MeuBBValeMais, também foram realizadas assembleias e ações de mobilização dxs funconárixs. Na última sexta (29), milhares de bancárixs do BB, em todo o Brasil, paralisaram suas atividades. Em Minas Gerais, a paralisação alcançou cerca de 40% das agências, postos de atendimento avançado e demais unidades do banco.

Nesta terça-feira (2), a Contraf-CUT denunciou a negativa do banco em abrir o processo negocial em relação ao Plano de Reestruturação. Com o processo negocial prejudicado devido à intransigência da direção do BB, não resta outra alternativa aos funcionários a não ser o enfrentamento. A Comissão de Empresa dos Funcionários do BB está elaborando um calendário de lutas e conclama a participação da categoria nos atos e mobilizações que serão propostos.

“Nós, funcionárias e funcionários do BB, temos por tradição sempre prezar pelo diálogo e valorizar o processo negocial. Mas, infelizmente, a atual direção do banco se nega a isso, não nos deixando outra alternativa a não ser convocar a categoria a lutar pelos seus direitos através de muita mobilização. O funcionalismo do BB tem um histórico de luta e resistência e não será diferente dessa vez”, afirmou a funcionária do BB, diretora do Sindicato e representante da Federação dos Trabalhadores do Ramo Financeiro de Minas Gerais (Fetrafi-MG) na Comissão de Empresa dos Funcionários do Banco do Brasil (CEBB), Luciana Bagno.

 

Serviço:

Plenária On-Line Estadual dxs Fuincionárixs do BB

Data: Quinta-Feira (4)

Horário: 18hs30

Acesso: O link para a participação da plenária será disponibilizado regionalmente pelos sindicatos filiados à Fetraf-MG

 

Da redação da Fetrafi-MG