Lideranças dos sindicatos filiados à Federação dos Trabalhadores do Ramo Financeiro de Minas Gerais (Fetrafi-MG), se reuniram na manhã desta quinta-feira (5), na sede do Sindicato dos Bancários de BH e Região, com o candidato à presidência da Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa Econômica Federal (Fenae), Sérgio Takemoto.
O encontro destacou a importância da eleição da entidade que tem uma trajetória de luta no movimento da categoria bancária.
“A luta dos trabalhadores da Caixa não se restringe apenas aos empregados da Caixa, pois é uma luta contra o desmonte das estatais, em defesa da democracia, em defesa dos nossos direitos, em defesa de todos nós”, afirmou Takemoto.
A presidenta da Fetrafi-MG, Magaly Fagundes, reforçou a importância do envolvimento dos sindicatos no processo de construção da campanha junto à categoria.
“Nossa luta tem que caminhar junto. Nossos sindicatos estão envolvidos nas mobilizações das mais diversas eleições estaduais e nacionais, como da APCEF, da Fenae, da Cassi e da Previ. Temos um papel fundamental na visita às agências, nas campanhas e na defesa dos interesses da categoria”.
Hoje à noite, a partir das 19hs30, acontece o lançamento do documentário “Não Toque em Meu Companheiro”, da premiada cineasta brasiliense Maria Augusta Ramos. A obra de 74 minutos conta a história da mobilização de um grupo de 110 empregados da Caixa Econômica Federal de Minas Gerais, Paraná e São Paulo, ao longo de um ano, após serem demitidos injustamente em 1991. Emocionada, a presidenta do Sindicato dos Bancários de BH e Região, Eliana Brasil, lembrou o esforço e o envolvimento dos funcionários da Caixa na defesa dos colegas.
“Foi um momento muito especial e importante da nossa história que tive a oportunidade de vivenciar. Conseguimos assegurar um desconto dos nossos próprios salários para garantir o emprego dos nossos colegas”.
A sessão especial, terá a presença de membros da diretoria da Fenae, como o presidente Jair Ferreira, o vice-presidente Sérgio Taketomo e o diretor de Administração e Finanças, Clotário Cardoso.
Da redação da Fetrafi-MG