O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) está em Belo Horizonte para o lançamento, na noite de hoje, no Palácio das Artes, da segunda fase do Memorial da Democracia.

A visita ocorre na véspera da votação da Reforma Trabalhista no Senado e no dia em que será apresentado parecer sobre a denúncia contra o presidente Michel Temer, na Comissão de Constituição e Justiça da Câmara, e promete ter debates acalorados sobre os temas.

O Memorial da Democracia é um museu digital que traz vídeos, fotos, fac símiles, notícias, discursos e acervos históricos.

Desenvolvido em uma parceria entre o Instituto Lula e a UFMG, o Memorial foi criado por jornalistas, historiadores, educadores, artistas e pesquisadores como um espaço dedicado a lutas por um país democrático, justo e livre.

Lançada em 2015, a plataforma já contava com dois períodos recentes da história e, nesta fase, terão mais dois módulos. A partir de agora será possível também acessar informações sobre o primeiro governo de Getúlio Vargas (1930-1945) e o período 1945-1964, quando o Brasil passou por reformas.