O movimento mundial Outubro Rosa foi criado, na década de 90, para chamar atenção para a realidade do câncer de mama e estimular a participação da população no controle da doença.

O nome remete à cor do laço rosa, que simboliza a luta contra a doença.

A data é celebrada anualmente, com o objetivo de compartilhar informações sobre o câncer de mama, promover a conscientização sobre a doença, proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento e contribuir para a redução da mortalidade.

Câncer de Mama

O câncer de mama é uma doença causada pela multiplicação de células anormais da mama, que formam um tumor. Há vários tipos da doença, com diferentes tempos de desenvolvimento. Por isso, a conscientização é fundamental para garantir a detecção precoce e mais eficácia no tratamento.

De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca), há elevado percentual de cura quando o câncer de mama é identificado em estágios iniciais, quando as lesões são menores que dois centímetros de diâmetro.

Tipo de câncer mais comum entre as mulheres depois do câncer de pele não melanoma, o câncer de mama responde por cerca de 25% dos casos novos a cada ano. Especificamente no Brasil, esse percentual é um pouco mais elevado e chega a 28,1%.

O Ministério da Saúde oferece atendimento e tratamento para a doença por meio do Sistema Único de Saúde (SUS).

Prevenção
É importante destacar que cerca de 30% dos casos de câncer de mama podem ser evitados com a adoção de hábitos saudáveis.

Entre eles estão a prática regular de atividade física, alimentar-se de forma saudável, manter peso corporal adequado, amamentar e evitar consumir bebidas alcoólicas.

O Inca orienta também que as mulheres conheçam seu corpo e, sempre que possível, façam o autoexame das mamas.

Fetrafi-MG com INCA – Instituto Nacional de Câncer