Funcionárias e funcionários do Itaú realizam, das 8h desta segunda-feira, 11 de maio, às 18h desta terça-feira, 12 de maio, uma Assembleia Geral Extraordinária virtual. Em pauta, está o acordo conquistado pelos trabalhadores sobre o banco de horas para os funcionários do grupo de risco que estão afastados e os que estão em rodízio.

A plataforma para a Assembleia poderá ser acessada no site do Sindicato até as 18h do dia 12. O sistema é seguro e garante o sigilo dos trabalhadores. Veja como votar:

  1. Acesse o link abaixo
  2. Informe seu número de matrícula funcional no banco, CPF e data de nascimento (o bancário ou bancária que tem 00 no INÍCIO da matrícula funcional deve desconsiderar esses dois dígitos ao digitar o número no sistema).
  3. Veja a proposta que está em votação
  4. Vote SIM, NÃO ou ABSTENÇÃO
  5. Informe seu e-mail e celular para receber o comprovante de votação

Acesse a plataforma clicando aqui.

“Sempre em defesa dos trabalhadores, negociamos com o Itaú para garantir a manutenção de direitos. A decisão sobre o acordo cabe aos trabalhadores na Assembleia Online que será realizada no dia 12”, afirmou o funcionário do Itaú e diretor do Sindicato, Ramon Peres, que participou das negociações.

Veja os principais pontos do acordo 

  • A compensação terá início apenas em janeiro de 2021 e será feita em um prazo de 12 meses.
  • Ao final do prazo de 12 meses, as horas não compensadas serão abonadas.
  • O acordo garante o abono de todas as horas de março e abril. Somente entrarão na contagem as horas a partir de 1º de maio.
  • Haverá um desconto de 10% sobre o total de horas a serem compensadas.
  • Em caso de demissão sem justa causa, as horas não compensadas não serão descontadas do valor que o trabalhador tiver a receber.
  • As horas trabalhadas em sábados, domingos e feriados serão pagas como horas extras, não entrando no banco de horas.
  • Funcionários de 6 horas poderão ter 30 minutos de intervalo e não apenas 15.
  • Caixas e gerentes podem atuar na Central de Atendimento por 6 horas. Nesses casos, quem é de 8 horas trabalhará só 6 e não ficará com horas em débito. O Itaú fornecerá treinamento e equipamento para o trabalho em home office.
  • Será registrado no acordo o compromisso do Itaú em não demitir trabalhadores sem justa causa durante todo o período da pandemia.

 

EDITAL DE CONVOCAÇÃO DA ASSEMBLEIA EXTRAORDINÁRIA ESPECIFICA

O SINDICATO DOS EMPREGADOS EM ESTABELECIMENTOS BANCÁRIOS DE BELO HORIZONTE E REGIÃO – SEEB/BH, entidade sindical de primeiro grau, inscrito no CNPJ/MF sob o nº 17.218.165/0001-37, neste ato representado por sua Presidenta, Eliana Brasil Campos, democraticamente eleita no último pleito, no uso das atribuições que lhe confere o Estatuto da Entidade, convoca todos os empregados bancários, associados ou não, que prestam serviços no Conglomerado Itaú, na base territorial deste sindicato, para participarem da assembleia extraordinária específica que se realizará de forma remota/virtual durante o período das  08:00 horas do dia 11 de maio até às 18:00 horas do dia 12 de maio de 2020, na forma disposta no site www.bancariosbh.org.br onde estarão disponíveis todas as informações necessárias para a deliberação acerca da aprovação do Acordo Coletivo de Trabalho Emergencial, com vigência de dois anos a contar da sua assinatura, a ser celebrado com o Conglomerado Itaú. Belo Horizonte, 08 de maio de 2020. Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos Bancários de Belo Horizonte e Região – Eliana Brasil Campos – Presidenta

 

Fonte: Sindicato dos Bancários de BH e Região