A abertura dos trabalhos na tarde da 20ª Conferência Estadual surpreendeu bancários e bancárias com uma apresentação do MC Lucas Afonso, de São Paulo, que fez poesia em forma de um rap de protesto sobre a atual conjuntura.
Em seguida, o debate foi sobre o Impacto da Reforma trabalhista no emprego bancário, pela assessora técnica do Dieese, Bárbara Vazquez.
Ela comparou a crise da época da revolução industrial – com a grande inovação tecnológica – ao momento atual, onde estamos vivendo a chamada quarta revolução industrial ou indústria 4.0.
E quais são os impactos disso na relação do trabalho? No setor bancário, o banco digital, que é vendido como um grande avanço, não é, está muito restrito e sem vários serviços.
Barbara destacou que “com a automatização e digitalização dos processos, as agências físicas passaram a funcionar como pontos de serviços e relacionamento com os clientes, sendo responsáveis por apenas 8% das transações bancárias enquanto os aplicativos de smartphones já respondem por mais de um terço do total de transações”.
De acordo com a técnica do Dieese, não é preciso ser contra a tecnologia, mas é preciso repensar a forma de trabalho como um todo, porque a transformação é muito profunda.
Bárbara falou também sobre as transformações econômicas e o impacto da reforma na convenção coletiva dos bancários. “A luta desse ano é garantir o que já se tem. Não permitir que façam muitas mudanças”.
Ela explicou que a reforma trabalhista vai impactar nos trabalhos bancários em: adicional de horas extras, gratificação de função, de caixa, de compensador de cheques e termo aditivo sobre PLR.
“Nossa estratégia terá que ser mais dura. A reforma trabalhista e a onda tecnológica visam desagregar todo tipo de vida social e desconstituir instituições, sobretudo as de proteção ao trabalhador. Querem desagregar a categoria e, por isso, temos que defender a CCT nacional. Quanto mais tentarem nos desagregar, mais temos que responder nos agregando, com unidade. Será uma negociação muito difícil, mas os bancos também estarão pisando em um terreno de incertezas”, ressaltou Barbara.
Clique no link abiaxo para assistir a uma apresentação do MC Lucas Afonso:
Fotos: Alessandro Carvalho