O Sindicato dos Bancários de Juiz de Fora garantiu nesta quarta-feira (17) o fechamento de mais uma agência do Santander na cidade depois que mais uma bancária testou positivo para a Covid-19. A confirmação do teste positivo de uma funcionária aconteceu na última terça (16). Seguindo o protocolo os demais trabalhadores da agência permanecerão em quarentena por 14 dias.
De acordo com a diretora de Saúde e Condições de Trabalho do Sintraf, Taiomara Neto de Paula, o Santander vem descumprindo as negociações realizadas entre o comando Nacional da Contraf/CUT e a Fenaban para a realização de rodízio entre trabalhadores em home office e os que estão atuando nas agências. “Assim a semana que os funcionários ficam em casa, o risco de contaminação diminuí, e caso algum funcionário do grupo testasse positivo o grupo todo seria afastado e após a Sanitização da agência o outro grupo assumiria” explica Taiomara.
Com a notícia da bancária infectada, o sindicato esteve na agência e constatou que mais uma vez o Santander desrespeitava as negociações. “A agência estava fechada ao público, mas havia funcionários trabalhando, inclusive vigilantes e o pessoal da limpeza. Quando na verdade a agência deveria estar passando por uma Sanitização especializada” conta a diretora.
O Sintraf/JF está cobrando do Santander que resguarde o direto dxs bancárixs de se cuidarem nesse momento de pandemia, pois vidas valem mais que lucros.
Nesta madrugada, o sindicato participou de uma ação para colar cartazes nas agências do Santander denunciando práticas de assédio moral e demissão. Na contramão das medidas necessárias para o combate à pandemia, o banco tem forçado o retorno ao trabalho presencial, contrariando as recomendações de especialistas em saúde e das autoridades sanitárias, em um momento em que a curva da pandemia ainda é crescente no Brasil. A medida descumpre um compromisso por reivindicação do movimento sindical, assumido em público e anunciado à imprensa, de que o banco não demitiria funcionários durante a pandemia causada pelo novo coronavírus.
Segundo o Sintraff-JF após a publicação da matéria mais uma bancária testou positivo para Covid-19 no Santander.
Fonte: Sintraff-JF